top of page

Por que é importante participar de Feiras Internacionais de Negócios?

Por mais que hoje tenhamos inúmeras facilidades para prospectar parceiros de negócios ou entrar em contato com o nosso consumidor graças às ferramentas que a tecnologia nos oferece nada substitui o contato humano, principalmente no B2B.


Por isso é tão importante a participação em feiras e exposições, que são visitadas por empresários locais e de outros países, pois nelas mostramos a “cara” da nossa empresa, até quando não estamos lá como expositores estamos sendo observados, e o conceito que construímos ainda pesa muito na hora de fechar um negócio.


Uma das recomendações que nós da Syntony Trade damos para pessoas que buscam os nossos serviços de consultoria, treinamento e capacitação de equipes ou de importação e exportação, é a de participar de feiras e missões empresariais no exterior, em conjunto com outras atividades comerciais realizadas e/ou divulgadas por órgãos como o CIN (Centro Internacional de Negócios) ou a Federação das Indústrias.


Por que devemos tomar a iniciativa e buscar negócios lá fora?


Quando nos limitamos a mostrar a nossa empresa e produtos/serviços só no nosso país estamos partindo do pressuposto que a nossa concorrência é somente local e esse tipo de pensamento no atual mundo globalizado em que vivemos pode ser fatal para o negócio.


O comércio exterior nos oferece muitas oportunidades e tanto no contato com clientes quanto na procura por fornecedores é importante realizar viagens ao exterior, pois elas nos permitem explorar potenciais mercados, entrar em contato direto com importadores, exportadores, fabricantes e consumidores nos outros países.


O que encontro em uma Feira Internacional de Negócios?


Uma Feira Internacional de Negócios, seja ela realizada no Brasil ou em outros países, oferece inúmeras oportunidades para uma empresa, ela é a vitrine na qual o mundo esta vendo a nossa empresa, é o local onde se reúnem varias marcas, organizações e pessoas com o mesmo objetivo, fazer negócios.


A maior vantagem dessas feiras é o contato pessoal... É a nossa chance de olhar a pessoa com quem vamos fazer um negócio no olho, apertar a sua mão, conversar com elas, conhece-las um pouco mais.

Em esta era dominada pelo digital na qual estamos vivendo muitas organizações esquecem que não fazemos negócios com empresas, e sim com pessoas. O ser humano é um ser social e para qualquer tipo de negócio, independentemente da indústria, uma coisa é fundamental, a confiança.


Conseguimos confiar em alguém que nunca vimos pessoalmente e só conversamos através de e-mails, mensagens ou chamadas pelo Skype?


Os 3 momentos de uma Feira Internacional de Negócios:


Cabe à empresa preocupar-se com a sua adequação à feira, a inclusão do evento no seu projeto orçamentário, assim como decidir de qual feira participar, sendo que para isso é necessário definir o objetivo desta participação.


De forma geral, os custos que se tem em uma feira internacional são o registro, seja no catálogo oficial da feira ou apenas como visitante, as passagens aéreas, hotel, refeições, locomoção e pessoal, dentre outras as despesas de viagem.


Obs: no caso de estarmos nela como expositores deve ser feito um planejamento estratégico e orçamentário mais detalhado.


O sucesso na feira internacional dependerá muito da capacidade de preparação e planejamento, para isso, sugerem-se alguns cuidados a serem tomados nos três momentos em que ela deve ser vivida: o antes, o durante e o pós.



Antes:


É importante se informar sobre o funcionamento e as normas de participação, tais como:


  • Dados sobre edições anteriores do evento;

  • A data de início e do término;

  • O material de divulgação;

  • A lista de convidados;

  • Cartões de apresentação para a equipe que participará da feira;

  • O horário de funcionamento;


Além disso, recomendamos verificar os serviços oferecidos, como limpeza, segurança, estacionamento, controles de entrada e saída, alimentação.

Durante:


  • Devem ser observados os horários de abertura e fechamento, seja rigorosamente pontual;

  • Usar o crachá de identificação;

  • Estabeleça um sistema de registros de pedidos, negócios pendentes, contatos a serem realizados posteriormente e envio de materiais.

  • Em momentos de pouco movimento, aproveite para observar seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos, bem como seu desempenho durante a exposição.


Depois:


É importante acompanhar os contatos realizados na feira para ações futuras, como contatos pessoais, envio de material promocional ou mesmo agendamento de visitas à sua empresa.


Analise dados estatísticos, tais como negociações fechadas, em andamento e a desenvolver, impressões gerais e etc.


Também vale a pena uma autocrítica, observando o que poderia ter sido feito para alcançar mais sucesso na feira, anotar sugestões para um próximo evento.


Com essas dicas desejamos a todos bons negócios!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page